Arquivo de Notícia

Terra Incubadora de Empresas - Câmara Municipal de Ponte de Lima apoia projetos criativos e inovadores

No âmbito do projeto Terra Incubadora de Empresas, que visa potenciar o surgimento de micro empresas que apostem em projetos criativos e inovadores, o Executivo Municipal de Ponte de Lima deliberou por maioria ceder a loja 29 e a loja 42 do Mercado Municipal a duas candidaturas, sendo que uma é uma prorrogação de um projeto já instalado.

"Criação artística e literária", é um novo projeto que visa a promoção e divulgação de atividades ligadas à arte: venda de produção artística; desenvolvimento de obras associadas à identidade de Ponte de Lima; workshops de pintura/escultura; conservação e beneficiação de obras de arte a mobiliário; dinamização do espaço envolvente com artistas convidados das mais diversas áreas da arte; execução de trabalhos artísticos ao vivo; e ainda a colaboração com as escolas locais, de forma a dinamizar e incentivar a arte entre crianças e jovens.

O autor do projeto deseja criar nesta loja várias formas de arte, como esculturas em madeira, pintura de telas, transformação de móveis em arte associada identidade limiana, murais temáticos, entre outros. Numa primeira fase, pretende a venda de produção artística, a prestação de servições de restauro e a conservação e beneficiação de obras de arte e mobiliário, perspetivando para breve a expansão do negócio para outros mercados. E já numa fase mais avançada deste projeto, prevê evoluir para a dinamização de novas áreas de interesse.

A segunda candidatura apresentada, refere-se a um projeto que aderiu ao Terra Incubadora em janeiro de 2016, com o objetivo da produção de cogumelos Shitake em tronco de eucalipto, em estufa, e produção de citrinos em modo ecológico. A cedência da loja 42 a esta empresa, com redução de 50% do valor base de acordo com o previsto no Regulamento deste programa, é contemplada aquando a renovação do protocolo por mais doze meses.

f�p�A�