Arquivo de Notícia

"Ponte de Lima ConVida 2017" de maio a setembro dinamiza 22 eventos.

Considerando que Ponte de Lima é um dos destinos turísticos mais procurados da região Norte de Portugal, o Município de Ponte de Lima acaba de lançar o calendário de eventos a realizar entre maio e setembro de 2017.

Trata-se de um conjunto de 22 eventos de qualidade e relevância estratégica que abrangem diversas áreas estruturantes como a gastronomia, o enoturismo, o património histórico e paisagístico, os desportos de natureza, náutico e equestres e o alojamento de qualidade.

A apresentação pública deste conjunto de eventos realizou-se esta terça-feira, 9 de maio, na Clara Penha - Casa dos Sabores, e contou com a presença do Presidente da Comissão Executiva da Unicer, Rui Ferreira, patrocinador principal de alguns eventos do Ponte de Lima ConVida.

A parceria de colaboração entre a Associação Concelhia das Feiras Novas e a Unicer celebra-se através de um protocolo de cooperação que estabelece que as suas marcas estejam associadas às atividades que decorrem no Município de Ponte de Lima ao longo do ano.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes afirmou que esta “parceria já com 20 anos revela-se estratégica na promoção dos eventos, cujo retorno gera riqueza para a economia local.” O autarca realçou a importância desta cooperação, considerando que “Ponte de Lima é, hoje, uma marca, uma referência nacional.”

Rui Ferreira, Presidente da Comissão Executiva da Unicer, garantiu que “à semelhança das edições anteriores, a Unicer estará presente no Ponte de Lima ConVida 2017, sinal do nosso compromisso com as comunidades e entidades locais, que mantemos há 20 anos. Através da presença das nossas marcas, nomeadamente Super Bock, vamos continuar a dar o nosso contributo para enriquecer ainda mais a experiência de quem procura esta Vila para participar nos mais variados eventos que acontecem sob a chancela do Ponte de Lima ConVida, ao longo dos próximos meses. Esta é uma iniciativa com uma grande relevância económica para a região, tanto mais que o Município é, hoje, um dos destinos turísticos mais procurados da região norte de Portugal.”

O Ponte de Lima ConVida engloba 22 eventos, dos quais quatro integram o projeto Ponte de Lima - Destino Equestre Internacional, apresentado em simultâneo nesta mesma cerimónia.

Apresentamos as propostas de carácter enoturístico, cultural, musical e desportivo que o Município dinamiza durante a Primavera / Verão 2017:

 

Concurso de Saltos Internacional – 12 a 14 de maio

O concurso de Saltos Internacional é já uma referência de prestígio no panorama nacional e internacional. Ponte de Lima acolhe este evento equestre de características únicas, numa iniciativa que valoriza o desporto e o ambiente.

 

Rally de Portugal em Ponte de Lima - 19 de Maio

Na quinta jornada do Campeonato do Mundo de Ralis de 2017 -Vodafone Rally de Portugal - a classificativa de Ponte de Lima dispõe de várias zonas de espetáculo.

Estas zonas têm em comum o facto de serem bastante amplas, com extensões de 150 a 340 metros, proporcionando diferentes perspetivas do espetáculo, com alguns acessos integralmente em asfalto.

 

VII Jornadas da Saúde em Movimento - 20 de Maio

Este evento dedicado à saúde, mediante a colaboração de um conjunto de parceiros, com referência para os ginásios e instituições ligada às áreas do Desporto, Saúde e Bem-Estar, visa a promoção de diversas atividades que pretendem incentivar a população para um estilo de vida mais saudável.

 

V Desafio Jovem – Festa da Juventude Limiana - 26 de Maio

Esta jornada dirige-se a toda a comunidade estudantil com o objetivo de estimular hábitos de vida saudáveis, livres de álcool e drogas. É coordenada pela CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens - em parceria com o Município de Ponte de Lima, Agrupamentos de Escolas do Concelho, Escolas Profissionais, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior Gallaecia, Academia de Música Fernandes Fão, APPACDM, Instituições de Saúde, Associações de Pais, Bombeiros Voluntários e Forças de Segurança.

 

13º Festival Internacional dos Jardins – 26 de maio a 31 de outubro

O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima une a criação artística à exposição de 12 jardins efémeros, renovados anualmente. Único em Portugal, é inovador na ideia, no conceito e no desenvolvimento, atraindo criadores de todo o Mundo e contribuindo para uma melhor compreensão da arte dos jardins e revitalização dos espaços urbanos.

Foi distinguido internacionalmente como Festival Internacional de Jardins do Ano de 2013, com prémio recebido em Toronto, no Canadá.

 

XXVII Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais – 09 a 11 de junho

Reconhecendo a importância do Vinho Verde como um dos produtos endógenos de excelência com grande expressão económica e social e enorme potencial de crescimento, a Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais realiza-se há mais de vinte anos, procurando afirmar-se como um espaço de negócio aliado ao prazer.

A Feira do Vinho Verde e dos Produtos Regionais tem crescido gradualmente, assumindo-se cada vez mais como uma marca gastronómica de dimensão nacional. Na Feira do Vinho Verde e dos Produtos Regionais, prove os nossos pratos tradicionais, saboreie um fresco vinho verde e deixe-se encantar por esta vila que lhe ficará para sempre na memória.

 

Concurso Regional de Dressage – 09 a 11 de junho

Os campeonatos Regionais de Ensino têm como objetivo a promoção e desenvolvimento da disciplina de Ensino a nível regional e especificamente a sua promoção nos Centros Hípicos, escolas ou outros centros de formação de cada Região.

Com um número de participantes cada vez maior, este Concurso Regional de Dressage visa, numa ótica de maior proximidade, a dinamização e promoção do desporto equestre.

 

Vaca das Cordas – 14 de junho

Secular tradição que remonta ao século XV, atrai milhares de visitantes de todos os pontos do país, e até da vizinha Espanha, que invadem o centro histórico e o areal do rio Lima. Durante a noite, a animação dos bares é o foco de atenção dos mais novos que se divertem ao som da música, fazendo deste momento um elemento indissociável da tradicional comemoração da Vaca das Cordas.

 

Tapetes Floridos – 15 de junho

A tradição de ornamentar as ruas para a procissão do Corpo de Deus surge no início do século XVIII.

As ruas cobrem-se de tapetes floridos que refletem o empenho e a devoção dos moradores que, movidos pela fé, trabalham incansavelmente toda a noite, enchendo de cor e formosura as ruas que formam o itinerário da procissão.

Nesta tarefa participam cada vez mais diversas entidades, que apoiam os moradores e comerciantes do Centro Histórico na elaboração dos tapetes no propósito de manter viva a tradição. Para dar forma e cor aos desenhos, os moldes são enchidos com serrim, flores e ramos de arbustos, transformando as ruas em verdadeiras obras de arte que deslumbram os olhares dos visitantes.

 

Marchas de São João - 24 de junho

Organizada pela Associação dos Amigos das Marchas de São João, esta ação tradicional conta com o apoio do Município de Ponte de Lima.

Percorrendo as ruas da vila, o desfile das Marchas de S. João é sempre marcado por muita animação e tem contado nos últimos anos com milhares de pessoas a assistir.

 

Campeonato da Europa de Maratona de Canoagem – 30 de junho a 2 de julho

Ponte de Lima foi escolhida para receber os Europeus de Maratona de Canoagem.

O potencial existente em termos de condições naturais, com o rio Lima, e o investimento do Município na criação de infraestruturas e equipamentos de apoio, aliadas à vasta experiência de Ponte de Lima no acolhimento e organização de eventos de grande dimensão, fizeram desta vila o cenário preferido para mais um evento desportivo internacional.

 

LETHES ART Ponte de Lima - 01 de julho a 30 de setembro

O projeto artístico LETHES ART promove a criação e exibição de obras de arte contemporânea de artistas nacionais e estrangeiros.

Em 2017, esta mostra internacional de arte contemporânea irá apresentar-se em diversos edifícios e locais históricos da vila, desde espaços museológicos, jardins, capelas ou igrejas.

O tema do LETHES ART em 2017, ‘Memória & Identidade (s)’, convida à participação em diversas áreas: Arquitetura, Cerâmica, Desenho, Escultura, Fotografia, Ilustração, Instalação de Arte, Livro de Artista, Pintura, Poesia, Vídeo, Computer Art, Land Art, Projection Art, Sound Sculpture.

 

Festival Percursos da Música – 4 a 21 de julho

Conjunto de espetáculos de música clássica, erudita e contemporânea, realizados em locais de referência do Centro Histórico de Ponte de Lima e de Além da Ponte (Arcozelo), no período compreendido entre 4 e 21 de Julho de 2017 com a particularidade de todos os espetáculos se realizarem ao livre e serem gratuitos.

Para além da dinamização do Centro Histórico, pretende-se realçar enquadramentos arquitetónicos únicos sem recurso a equipamentos técnicos que descaracterizem o meio envolvente, abrindo portas para a fruição cultural de uma maneira descontraída e de muito agrado para residentes, turistas e visitantes.

 

XI Feira do Cavalo – 6 a 9 de julho

A Feira do Cavalo de Ponte de Lima foi criada com o objetivo de fortalecer a oferta da região a nível equestre, criando, assim, no norte do país, um entreposto comercial, cultural e desportivo de destaque, considerando que Ponte de Lima possui fortes recursos e potencialidades naturais.

Evento de referência no mundo equestre, conquistou relevância nacional e internacional.

A Feira da Cavalo oferece a oportunidade de assistir a inúmeras provas, destacando-se as competições oficiais que pontuam para os campeonatos nacionais e ranking internacional.

Premiada pelo Turismo de Portugal, esta iniciativa transforma Ponte de Lima num local de grande dinâmica desportiva, cultural e turística, tendo conquistado um lugar cimeiro ao nível dos grandes eventos equestres, promovendo e aumentado a sua visibilidade.

 

IX Feira de Caça, Pesca e Lazer – 14 a 16 de julho

A Feira de Caça, Pesca e Lazer é um evento que visa divulgar todos os serviços e atividades ligadas ao setor da caça, da pesca e do lazer, potenciando uma região rica em oferta de atividades e experiências associadas ao Turismo de Natureza.

Venha conhecer a perfeita união entre práticas de caça e pesca, e os espaços de lazer. O evento é fruto de uma parceria entre o Município de Ponte de Lima e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, em colaboração com as federações de âmbito nacional e Associações do concelho, dos vários sectores que dão mote a este evento, nomeadamente, Caça, Pesca, Apicultura, Desporto, Floresta, Recreação e Lazer, com o objetivo de divulgar todos os produtos e serviços disponíveis e valorizar os recursos naturais de excelência que o concelho dispõe.

 

XXII Feira do Livro – 20 a 23 de julho

Iniciativa já de longa tradição, a Feira do Livro deve a sua organização ao Município de Ponte de Lima e está a cargo da Biblioteca Municipal.

A par da venda de livros sobre temáticas diversas, a Feira do Livro apresenta muitas outras atividades, tais como workshops, concertos, apresentações de livros e sessões de cinema.

 

Recriação Histórica - 28 a 30 de julho

Visita do Príncipe D. Luís Filipe a Ponte de Lima em 1901.

O Príncipe Real Dom Luís Filipe fez uma viagem de recreio ao norte do país, para conhecer os usos e costumes do seu povo.

A Câmara de Ponte de Lima, informada desta visita e de que o Príncipe passaria nesta vila a 8 de outubro, decidiu “receber festivamente e com as distinções que lhe são devidas, o Augusto Visitante…”, aproveitando para inaugurar e dar o nome do príncipe à nova avenida, que ainda estava em construção.

Com exposição de produtos da época, esta recriação vai realizar-se na Avenida dos Plátanos, artéria paralela ao rio Lima construída naqueles inícios do século XX e batizada então com o nome do Príncipe herdeiro.

 

Festival Internacional de Folclore – 3 de agosto

É um espetáculo de ritmo, cor e alegria que representa uma verdadeira demonstração das tradições musicais de diversos países espalhados pelo mundo.

Integrado no Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais (CIOFF), o Festival Internacional de Folclore “O Mundo a Dançar” possibilita uma extraordinária viagem planetária, mostrando a diversidade de tradições, costumes e culturas, sem precisar de sair do Largo de Camões em Ponte de Lima.

 

120 Anos Teatro Diogo Bernardes | Concertos Comemorativos – 5 e 6 _ 11 e 12 de agosto

Integrados nas Comemorações dos 120 Anos do Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, as quais terminam a 19 de Setembro e dando sequência a outras produções realizadas no exterior com a chancela da secular sala de espetáculos, em dois fins-de-semana do mês de Agosto, mais precisamente a 4 e 5 e a 11 e 12, serão efetivados quatro grandes concertos com nomes consagrados dos panoramas musicais nacional e internacional, integrando Ponte de Lima na lista das tournées respetivas, ou seja, excelentes mais-valias para as dinâmicas culturais, sociais, turísticas e económicas.

Pretende-se um conjunto de concertos que alertem para a importância da fruição musical e que ajudem à fixação de públicos do Teatro Diogo Bernardes no futuro próximo, para além de se constituírem como opções culturais de relevância, por serem diferentes, familiares e convidativos.

 

XI Feira dos Petiscos – 11 a 13 de agosto

Terra de grandes tradições gastronómicas e deliciosas iguarias, não poderia faltar na vila limiana uma feira dedicada aos seus petiscos. Neste evento os visitantes terão o prazer de degustar uma variedade de pratos e delícias tradicionais do concelho de Ponte de Lima.

Este acontecimento é organizado numa parceria entre o Município de Ponte de Lima e os Grupos de Folclore do concelho, a cargo dos quais está a animação desta grande festa gastronómica, ao som da típica concertina e do vira minhoto.

 

I Jogos Equestres de Ponte de Lima – 16 a 19 de agosto

Trata-se de um novo formato de evento equestre, apoiado num conceito inovador, em busca de mais uma marca de sucesso.

Durante uma semana, o recinto da Expolima será palco de um conjunto de provas, abrangendo diversas modalidades equestres. Para além das modalidades federadas, praticadas por profissionais da área, realizar-se-á um programa paralelo para os amantes deste desporto, possibilitando a sua participação ativa no evento.

 

Feiras Novas "A Romaria de Noite e de Dia" – 6 a 11 de setembro

Remontando a 1826, as Feiras Novas são já uma referência nacional, atraindo todos os anos, milhares de visitantes vindos de todo o país para esta grande festa.

As Feiras Novas irradiam a alegria e espontaneidade do povo. Por toda a vila, as rusgas, as concertinas, os cantares ao desafio, o folclore e a gastronomia transformam estas festas num acontecimento singular e inesquecível, na romaria que é considerada o “maior congresso ao vivo da cultura em Portugal”.

As Feiras Novas são uma festa de todos e para todos, adequada para todas as idades. E, sem dúvida, há que afirmar que, quem se atreve a experimentar, gosta e volta!