Arquivo de Notícia

Abertura de Candidaturas para a ação de Voluntariado Jovem - GERAÇÃO Z 2020

Encontram-se abertas as candidaturas para a apresentação, pelas entidades promotoras, de projetos de voluntariado da ação de longa duração – GERAÇÃO Z, no âmbito do Programa “Agora Nós”, regulamentado pela Portaria nº 242/2013 de 2 de agosto, para o ano 2020, e tendo em conta o seguinte:

Destinatários

  • Entidades privadas sem fins lucrativos, sendo obrigatória a celebração do Termo de Aceitação.
  • Jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos.

Áreas de Intervenção

  • As áreas de intervenção prioritárias para o ano de 2020 são:

·         Direitos Humanos;

·         Participação Cívica;

·         Solidariedade Intergeracional

Duração dos Projetos

  • Os projetos podem decorrer de 18 de maio a 30 de novembro de 2020 (datas sujeitas a confirmação), não existindo duração mínima para os mesmos.

O Programa é gerido através de uma plataforma informática, em: https://programas.juventude.gov.pt/geraçãoz, tanto para a apresentação de candidaturas pelas entidades como para a inscrição dos jovens voluntários. Os jovens inscrevem-se nos projetos, diretamente na Plataforma Informática e são selecionados pela Direção Regional do IPDJ, IP.

Aprovação dos Projetos

            As candidaturas serão aprovadas, até ao limite da dotação orçamental disponível, tendo em conta um conjunto de critérios, nomeadamente:

Áreas prioritárias de intervenção; novas entidades proponentes, envolvimento dos jovens na conceção dos projetos, comparticipação financeira da entidade, áreas geográficas prioritárias

Valor de Apoio

Aos projetos selecionados será atribuído um apoio por parte do IPDJ, IP, sendo uma verba para ressarcimento aos jovens voluntários e uma verba para a gestão dos projetos pela entidade, de acordo com o seguinte:

O Valor de ressarcimento diário dos jovens voluntários é de 10,00 euros;

Um valor às entidades organizadoras, para gestão da atividade, entre 100,00€ e 500,00 euros, que será aferido, tendo por base o número de dias efetivos da atividade.

O valor pago aos jovens para ressarcimento das despesas (10€/dia), é efetuado pelas Entidades Organizadoras quinzenalmente.

Calendarização:

  • até 20 de abril - Apresentação de candidaturas pelas entidades organizadoras;
  • 21 e 22 de abril– Análise das candidaturas e pré-aprovação pelo IPDJ, IPs;
  • 23 de abril a 07 de maio – Audiência Prévia e reformulação das candidaturas;
  • 11 a 15 de maio – Aprovação final dos projetos pelo IPDJ, IP;
  • 18 de maio até 10 dias antes do inicio das atividades – Inscrições dos jovens;
  • A partir de 15 de maio - Assinatura do Termo de Aceitação com as Entidades Organizadoras;

 

Nota Importante

A presente pandemia e situação de emergência nacional trazem desafios novos também na implementação de novos procedimentos e formas de atuar nos diferentes programas da juventude. Assim, o voluntariado online revela-se, neste momento, como uma das formas preferenciais de fazer voluntariado. Para os projetos que ainda se realizarão em contexto de situação de isolamento social, uma vez que o programa terá inicio a partir e 18 de maio, este ano os projetos podem ser pensados noutra lógica de atuação. Todavia, podem ainda as entidades realizar os seus projetos ” normais” de voluntariado, mas porque a realidade é diferente, as entidades e aos jovens que pretendem candidatar-se à promoção de atividades de voluntariado, ao abrigo da Geração Z, importa ter presente as seguintes diretrizes:

  • Privilegiar, nas suas atividades, a entreajuda comunitária;
  • Realizar, antes da apresentação da candidatura, uma análise das necessidades dos cidadãos, das entidades sem fins lucrativos e mesmo dos serviços públicos da sua área e desenhar uma candidatura que, face a estas necessidades, estabeleça o perfil dos voluntários (voluntários indiferenciados ou com conhecimentos em áreas especificas);
  • Desenhar tarefas passíveis de ser realizadas a partir do domicílio dos voluntários (isto não implica que as tarefas desenhadas têm de ser obrigatoriamente realizadas a partir de casa, mas sim que, facilmente, será possível adaptá-las a este requisito, face ao facto de, neste momento não sabermos quando regressará à normalidade o dia-a-dia dos portugueses).

De referir ainda, que para a realização destes projetos de voluntariado, devem as entidades estabelecer parcerias sólidas e demonstradas com as entidades públicas regionais que deem garantias de estabilidade, confiança e segurança aos voluntários enquanto realizam as suas tarefas. (ARS, Segurança Social, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais,  CIM’s…).

Para mais informações, poderão consultar a portaria e o regulamento, ou contactar com os serviços do IPDJ da respetiva área geográfica.