Arquivo de Notícia

Terra Incubadora de Empresas – Câmara Municipal de Ponte de Lima visita SkyExperts – produção de UAV´s Drones em Fontão

No âmbito do projeto Terra Incubadora de Empresas, que visa potenciar o surgimento de micro empresas, que apostem em projetos criativos e inovadores, o Executivo Municipal de Ponte de Lima visitou a empresa SkyExperts - empresa que se dedica à produção de Drones a laborar na antiga escola primária de Fontão, espaço propriedade da Câmara Municipal.

Este projeto dinamizado por dois jovens limianos desenvolve atividades ligadas à construção de UAV's (Veículos aéreos não tripulados - Drones) e suporte em investigação e certificação a empresas nacionais de referência.

Numa primeira fase a SkyExperts tem como objetivos imediatos a produção de veículos aéreos não tripulados com peso máximo à descolagem inferior a 50 kg; pretende ainda dar suporte em I&D e certificação de UAVs a empresas nacionais de referência, dinamiza o desenvolvimento e integração de hardware e software de controlo de voo (piloto automático).

Num futuro breve, considera Hugo Palma, Engenheiro aeronáutico e um dos fundadores da empresa pretendem "agregar serviços de consultoria para fabricantes e operadores de UAV's, prestando serviços de alto valor a empresas de referência Nacionais, bem como integrar serviços de consultoria para a aviação comercial e executiva, prestando serviços de alto valor a empresas Europeias de referência".

Atualmente a SkyExperts trabalha na construção de um drone denominado de que H24 cruser, drone que executa missões de forma autónoma, entre 6 a 24 horas, é utilizado para vigilância e agricultura de precisão.

O Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, realçou "a aposta do Município em projetos diversos, com forte cariz empreendedor, disponibilizando excelentes condições que resultam da conjugação entre as condições físicas de acolhimento, das excelentes acessibilidades existentes e dos benefícios fiscais dados às empresas, o que permite às empresas já instaladas que continuem a apostar em Ponte de Lima como a melhor localização para a expansão do seu negócio. Considera o autarca que desta forma, o Município contribui para a dinamização sustentável de projetos, captando nos últimos tempos, um conjunto significativo de novas empresas a fixarem-se em Ponte de Lima".