Arquivo de Notícia

Programa INTERFACE, CoLABs e CLUSTERS de competitividade

O Programa INTERFACE (www.programainterface.pt ) tem como objetivo a valorização dos produtos portugueses, através da inovação, do aumento da produtividade, da criação de valor e da incorporação de tecnologia nos processos produtivos das empresas nacionais.

O INTERFACE vem neste sentido acelerar a transferência de tecnologia das universidades para as empresas, potenciar a certificação dos produtos, aumentar a competitividade da economia portuguesa e das empresas nos mercados nacional e internacional.

O Programa Nacional de Reformas destacam a promoção da inovação na economia Portuguesa como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas.

As grandes iniciativas do Programa INTERFACE:

 

LABORATÓRIOS COLABORATIVOS (CoLAB)

Por Laboratório Colaborativo entende-se a associação ou o consórcio de unidades de investigação, instituições de ensino superior, empresas, instituições intermédias e de interface, centros tecnológicos, empresas, associações empresariais e outros parceiros relevantes do tecido produtivo, social ou cultural, como laboratórios do Estado, autarquias e instituições associadas a organizações locais, unidades hospitalares, museus, arquivos, ou instituições sociais, nacionais ou internacionais (entidades participantes).

Os Laboratórios Colaborativos (CoLAB) dedicam-se à produção, difusão e transmissão de conhecimento através de prossecução de agendas próprias de investigação e de inovação. Tendo por base um portefólio de produtos ou sistemas de maior valor acrescentado, os CoLAB são orientados para facilitar o acesso de empresas aos mercados globais através de exportações, assim como apoiar a atração de investimento estrangeiro em áreas de grande intensidade tecnológica.

Os CoLABs podem ser de âmbito nacional, regional/local, ou empresarial, orientando as suas atividades para a criação de emprego qualificado e de valor económico e social no espaço intermédio do sistema de inovação.

Em Portugal, existem 35 entidades reconhecidas como Laboratórios Colaborativos:

4LifeLab

CoLab4Food 

MORE

+Atlantic

CoLABOR

NET4CO2

AccelBio

CoLAB TRIALS

ProChild

AlmaScience

Data CoLAB

Smart Energy LAB

AquaValor

DTx

Smart Farm CoLAB

B2E

FeedInov

S2AQUAcoLAB

BIOREF

Food4Sustainability

VectorB2B

BUILT CoLAB

ForestWISE

VG CoLAB

C5Lab

GreenCoLAB

Vines&Wines

CECOLAB

HyLAB

VOH.CoLAB

CEiiA-S2uL

InnovPlantProtect

VORTEX

CoLAB4AgeingKIPT

CLUSTERS DE COMPETITIVADE

Os Clusters de Competitividade são plataformas agregadoras de conhecimento e de competências, constituídas por parcerias e redes de empresas e outras entidades relevantes para a valorização de sectores ou cadeias de valor, que partilham uma visão estratégica comum.

No momento atual das políticas públicas europeias, os Clusters são encarados como determinantes para políticas associadas ao apoio ao crescimento das PME e à implementação da especialização inteligente.

O objetivo principal da emergência e evolução dos Clusters é torná-los um driver principal de benefícios das economias de aglomeração, fazendo com que estas plataformas colaborativas representem um sinónimo de transformação industrial e desenvolvimento das indústrias emergentes.

Conheça os Clusters de competitividade reconhecidos em Portugal e a sua representatividade a nível nacional.

Cluster AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção
AED Cluster Portugal
Cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa
Cluster da Vinha e do Vinho
Cluster de Competitividade da Petroquímica, Química Industrial e Refinação
Cluster do Calçado e Moda
Cluster do Mar Português
Cluster dos Recursos Minerais de Portugal
Cluster Habitat Sustentável
Cluster Smart Cities Portugal
Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda
Engineering & Tooling Cluster
Health Cluster Portugal
Cluster Automóvel Portugal
Portuguese AgroFood Cluster
PRODUTECH - Pólo das Tecnologias de Produção
TICE.PT
Cluster Turismo

 

Para saber mais

Programa Interface www.programainterface.pt

IAPMEI Clusters

ANI CoLAB